O Spitz Alemão Anão tem uma natureza curiosa, dócil, corajosa e ousada. É um cão seguro de si mesmo que se mostra distante com os estranhos, mas dócil e tranquilo com seus donos. É muito brincalhão e adora correr. Possui uma grande inteligência e precisa ser estimulado intelectualmente.
Dócil por natureza, este cachorro pode ser socializado de maneira simples com animais de outras espécies, no entanto, se mostra bastante desconfiado e receoso em relação à outros cães e pessoas desconhecidas – podendo ser considerado por muitos como um cão de guarda de plantão; sempre pronto para alertar seus donos sobre perigos diversos e a tentar proteger os que ama.
Embora seu tamanho seja reduzido (assim como seu poder de defesa), os cães da raça Lulu da Pomerânia são bastante atrevidos e corajosos, podendo até mesmo enfrentar animais e pessoas muito maiores que ele para proteger seus donos ou seu território. Dono de uma personalidade marcante, o Spitz Alemão Anão pode ser considerado um cachorro “esnobe” em certos momentos – principalmente com pessoas estranhas – no entanto, com seus proprietários costuma ser puro carinho e amor.
Mesmo sendo receosa com desconhecidos, a raça passa a aceitar melhor as pessoas que são aceitas e queridas por toda a sua família e, portanto, amigos e convidados de seus proprietários já podem se beneficiar com os carinhos e brincadeiras do Lulu da Pomerânia em pouco tempo de contato.
Esperto, o Spitz Alemão Anão pode aprender com facilidade uma série de comandos e truques – e figura na posição de número 23 entre as raças de cães mais inteligentes do mundo. Sua natureza territorial indica que o adestramento destes cães deve ser iniciado quando o animal ainda é um filhote, simplificando o treinamento e aumentando o nível de obediência e lealdade do cachorro.